Jesuítas restituem aos sioux as terras da Rosebud Indian Reservation

AMÉRICA/ESTADOS UNIDOS - Jesuítas restituem aos sioux as terras da Rosebud Indian Reservation

Dakota (Agência Fides) – Os jesuítas estão restituindo mais de 500 hectares de terras à Rosebud Indian Reservation (RIR), reserva indígena sioux no South Dakota. 

A operação deve ser completada até o fim do mês de maio. O governo dos Estados Unidos havia concedido a propriedade aos jesuítas em1880, para igrejas e cemitérios, segundo um vídeo do padre jesuíta John Hatcher, presidente da missão de São Francisco. 

“No início da missão, tínhamos 23 estações missionárias – recorda pe. Hatcher. Mas ao longo dos anos, as pessoas foram se afastando do campo e as igrejas foram fechadas, porque estavam inutilizadas”.

“Chegou o momento de restituir à tribo todos os terrenos que haviam sido entregues à Igreja para fins religiosos”, acrescenta Hatcher, que ressalta a oportunidade de restituir a terra que pertence justamente ao povo Lakota, do qual fazem parte os Rosebud Sioux.

Esta terra, entregue em mãos dos Rosebud Sioux “pode ser utilizada para objetivos agrícolas, para pastagens; pode ser utilizada para o desenvolvimento da comunidade, pode continuar a ser usada para fins religiosos”, afirmou Harold Compton, Vice-diretor executivo da Tribal Land Enterprises, empresa de gestão do terreno dos Rosebud Sioux. Cerca de 25 mil pessoas são cadastradas como Rosebud Sioux, e delas, 15 mil vivem nesta reserva. 
(CE) (Agência Fides 11/05/2017)